2022 – Lucas Porfírio (Mestrando UFOP) – Dissertação indicada pelo Colegiado do PPGCOM ao Prêmio Compós de Dissertações (Orientador no PPGCOM: Prof. Dr. Frederico de Mello B. Tavares).

2021 – Karine de Oliveira Costa (Bolsista IC – PIBIC/CNPq) – Trabalho “Entre o utilitário e o informativo: leituras sobre a visualidade dos jornais diários na cobertura da pandemia do Coronavírus (Sars-CoV-2)” eleito como melhor trabalho na Área de Ciências Sociais Aplicadas (CSA) no XXIX Seminário de Iniciação Científica durante o Encontro de Saberes 2021 da Universidade Federal de Ouro Preto. (Orientadora de Iniciação Científica: Profa. Dra. Michele da Silva Tavares).

2020 – Filipe Barboza Carneiro (Mestrando UFOP) – Dissertação indicada pelo Colegiado do PPGCOM para publicação pelo Edital Discente da Editora UFOP (Selo Teses e Dissertações) e ao Prêmio Compós de Dissertações (Orientador no PPGCOM: Prof. Dr. Frederico de Mello B. Tavares).

2019 – Mariana Barbosa Gonçalves (Mestranda UFOP) – Dissertação indicada pelo Colegiado do PPGCOM para publicação pelo Edital Discente da Editora UFOP (Selo Teses e Dissertações), voltado aos melhores trabalhos dos PPGs da Universidade (Orientador no PPGCOM: Prof. Dr. Frederico de Mello B. Tavares).

2019 – Juliana Penna Folhadella (Bolsista PIBIC/CNPq) – Trabalho finalista do GT História da Mídia Impressa, indicado ao Prêmio José Marques de Melo – Alcar 2019 (Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia) (Orientadora de Iniciação Científica: Profa. Dra. Michele da Silva Tavares).

2015 – Alexandro Galeno da Costa (Bolsista PIBIC/CNPq) – Menção Honrosa no VII Encontro de Saberes da UFOP, Universidade Federal de Ouro Preto – (Orientador de Iniciação Científica: Prof. Dr. Frederico de Mello Brandão Tavares).

2014 – Alexandro Galeno da Costa (Bolsista PIBIC/CNPq) – Menção Honrosa no VI Encontro de Saberes da UFOP, Universidade Federal de Ouro Preto – (Orientador de Iniciação Científica: Prof. Dr. Frederico de Mello Brandão Tavares).