Núcleos de Pesquisa


As duas Linhas de Pesquisa do Grupo – Comunicação e Culturas Midiáticas e Editoração e Sociabilidade – estão estruturadas a partir de dois Núcleos de Pesquisa. A primeira Linha busca compreender como a cultura contemporânea se vê afetada pela presença do midiático. O objetivo é olhar para o atravessamento do midiático nas práticas culturais, compreendendo a mídia como instituição forte que interfere na dinâmica social, agindo tanto nas dinâmicas microssociais quanto nas relações midiatizadas mais amplas. A segunda Linha procura refletir sobre as dinâmicas envolvidas na constituição de processos editoriais e jornalísticos e suas complexas inserções no âmbito social.

Comunicação e Culturas Midiáticas

Busca compreender como a cultura contemporânea se vê afetada pela presença do midiático. O objetivo é olhar para o atravessamento do midiático nas práticas culturais, compreendendo a mídia como instituição forte que interfere na dinâmica social, agindo tanto nas dinâmicas microssociais quanto nas relações midiatizadas mais amplas.


Editoração e Sociabilidade 

Busca refletir sobre as dinâmicas envolvidas na constituição de processos editoriais e jornalísticos e suas complexas inserções no âmbito social.